Como ajudar seu filho a ter sucesso na escola sem castigos

Como ajudar seu filho a ter sucesso na escola sem castigos

Telma Abrahão

Telma Abrahão

Como ajudar seu filho a ter sucesso na escola, este é o desejo dos pais nos dias de hoje.

Em tempos que a escola sofreu os impactos de uma pandemia mundial, nós como pais, precisamos olhar e acolher a criança para que ela possa desenvolver plenamente as suas capacidades.

Se você quer ajudar o seu filho a partir de uma nova forma de educar e treinar  importantes habilidades escolares continua a leitura que até o final deste artigo você vai saber como ajudar seu filho a ter sucesso na escola.

Como ajudar seu filho a ter sucesso na escola?

O nosso papel como pais e adultos desta relação, é fortalecer os pontos fortes e encorajar os pontos de melhorias dos nossos filhos para que eles se sintam preparados e seguros para ter sucesso nos desafios escolares e na vida.

Desde muito cedo a escola nos ensinou que errar é ruim. Éramos castigados, punidos, criticados ou julgados quando íamos mal nas provas tanto em casa quanto na escola.

Como ajudar seu filho a ter sucesso na escola

Mas de uns tempos para cá essa realidade começou a mudar. Agora tantos pais quanto professores buscam conhecimento e novas formas de como ajudar a criança a ter um aproveitamento escolar como parte da educação e de criar bons vínculos sociais.

Separei algumas formas de como você pode ajudar seu filho a ter sucesso não apenas na escola, mas na vida:

1. Transformar os estudos em uma tarefa prazerosa

Se o seu filho está acostumado a ir à escola apenas como uma obrigação, considere trazer o lúdico para ele descobrir o prazer pelos estudos.

Use frases como:

“Filho, hoje é o dia daquela sua matéria favorita”

Experimente comprar brinquedos educativos sobre a matéria favorita do seu filho.

Caso ele goste de ciências, existem lojas de brinquedos que vendem quebra-cabeças do corpo humano.

Ou quem sabe, você pode também comprar livros ilustrativos com histórias relacionados a matéria preferida dele.

O importante é você estimulá-lo a se interessar pelo aprendizado e conhecimento, sem passar uma imagem de ser algo chato e tedioso.

2. Ensine o seu filho a aprender com o erro

Caímos muitas vezes antes de aprender a andar. Falamos errado diversas palavras antes de saber falar corretamente. Precisamos compreender que o erro é parte importante desse processo e fugir dele faz com que percamos muitas lições na vida.

Trazendo para o ambiente escolar, aprendemos que errar era sinônimo de incompetência, de falta de aprendizado.

A partir deste padrão aprendido nós fazemos de tudo para não errar, pois associamos os erros a algo negativo, só que a grande verdade, é que para aprender é preciso arriscarmos na vida. As tentativas ampliam as nossas chances de acertarmos.

Quando queremos treinar a importante habilidade em nossos filhos, como a resiliência, precisamos ter isso em mente e explicar que fazer lição de casa, por exemplo, não é para avaliar certo ou errado, é para analisar o quanto ele aprendeu sobre determinada matéria.

O cérebro humano precisa de repetição para aprender. Encoraje o seu filho a tentar e persistir e considere os pontos que precisam de treinamento para ajudá-lo sempre que precisar.

Quando algo não der certo, afaste o fantasma do fracasso, dê um passo para trás e analise a situação. Em vez de pensar e falar que está tudo errado, diga para o seu filho:

“Ainda não deu certo, que tal treinar um pouco mais te conseguir?”

“Você é capaz, filho!”

“Estou aqui com você, acredito muito na sua capacidade de aprender matemática.”

Equivocar-se é uma parte importante do caminho para o aprendizado. Em vez de envergonhar o seu filho, procure mostrar os pontos de melhorias com este erro.

  • O que você pode fazer para aprender matemática?
  • O que ainda você precisa treinar para melhorar seu resultado?
  • Como você pode se organizar para aprender esta matéria, filho?
Como ajudar seu filho a ter sucesso na escola- incentivo

3. Troque ameaças por “Assim/que”

Para estimular a criança a estudar é importante evitar tornar o relacionamento com o seu filho um verdadeiro caos.

Em vez de usar a crítica, o julgamento ou o castigo, proponha sugestões e adaptações na rotina do seu filho.

As lições de casa fluem melhor quando o aprendizado faz parte de uma rotina diária na vida da criança.

E, você pode fazer isso a partir de uma condição usando o “Assim/que” e estabelecer responsabilidades para a criança cumprir. Exemplos:

“Assim que concluir os exercícios de matemática, você pode jogar bola com o seu irmão”

“Assim que finalizar a sua lição de casa, pode ter seu tempo de TV”

“Assim que terminar de arrumar seu quarto, pode brincar na praça do condomínio.”

O “assim que” é respeitoso, é uma condição e não uma ameaça do tipo: “Se você não fizer a lição,  não vai brincar com o seu amigo”.

Percebem a diferença no tom?

4. Incentive o seu filho a gerenciar o próprio tempo de estudos

Por mais que, muitas vezes, os pais fiquem perdidos com as crianças divididas entre brincar e atividades escolares para fazer, é importante ser firme, mas também respeitoso em seu papel de pai ou mãe.

Na tentativa de ajudar o filho a ter boas notas na escola, é muito comum os pais assumirem o controle e acabam fazendo as atividades escolares para os filhos.

A verdade é que uma responsabilidade a este nível sobrecarrega os pais e ainda pode atrapalhar o desenvolvimento da criança, que aprende a não lidar com as próprias tarefas desde cedo.

A criança precisa se comprometer para realizar as próprias lições de casa e sentir o valor de dedicar tempo e se empenhar a buscar o próprio resultado. Este comportamento estimula a criança a perceber que vale a pena se esforçar para tirar uma boa nota na escola.

O que também não nos impede de sermos treinadores dos nossos filhos disponíveis a orientar, revisar, esclarecer e encorajar sempre que necessário, que é o nosso último tópico deste artigo.

Como ajudar seu filho a ter sucesso na escola sem castigo

5. Ajude seu filho a superar o medo de fracassar na escola

O que você diz sobre os “erros” do seu filho para outras pessoas ao seu redor se transforma em um estereótipo aprisionador. Repetir frases como:

“Meu filho só tira nota baixa”

“Ele nunca aprende direito”

“Não faz nada direito”

“O meu filho é o pior da sala e a professora só reclama”

Ao falar desta forma sobre o seu filho, de tanto escutar frases desse tipo, ele pode realmente acreditar que não é bom o suficiente ou que não é capaz.

Focar naquilo que deseja ver seu filho se tornar, de forma positiva, afirmativa e encorajadora é um excelente caminho para ele se sentir capaz. Veja esses exemplos:

“Filho, como você aprendeu desde o mês passado!”

“Uau, você aprendeu a fazer contas super difíceis, que incrível”

Estimule o seu filho com frases que o treinem a valorizar a própria evolução e que o convide a reconhecer o próprio esforço.

E esta habilidade vai prepará-lo para enfrentar novos desafios com coragem e entusiasmo ao longo do tempo.

Conclusão

Ao desistirmos de apontar o erro de nossos filhos e o encorajarmos a superarem os próprios desafios, conseguimos desenvolver o senso de capacidade e de responsabilidade em nossos filhos que serão úteis não apenas na escola, mas na vida.

A mudança não é do dia para a noite, mas à medida que você encorajar a criança à automotivação e ao esforço, mais perto estará de como ajudar o seu filho a ter sucesso na escola.

Se você quiser aprofundar os seus conhecimentos em comportamento infantil para conhecer mais sobre encorajamento e responsabilidade na infância, recomendo a leitura do livro “Pais que evoluem“.

Ele vai te ajudar nessa linda e desafiadora jornada de se Re-educar para melhor educar.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados